Top 10 dos animais míticos mais famosos

quarta-feira, 13 de julho de 2011 às 01:05

    Como biólogo, eu amo muito a vida em todas as suas criaturas mas meu interesse ainda vai além, alcançando animais que dificilmente veríamos vivendo entre nós, para entender a essência espiritual da estreita relação homem x animal.
    Muitas criaturas fabulosas tiveram origem na Mesotopâmia, nos vales do Tigre e do Eufrates, e daí passaram para Oriente e Ocidente. A maioria dos animais míticos que são semi-animais, semi-humanos, representam tanto os instintos animais como o intelecto humano.

Veja aqui os 10 animais míticos mais famosos e curiosos conhecidos:



10
Fênix
Phonix


   Nenhuma criatura simboliza a vida eterna mais do que o Fênix, um pássaro mítico conhecido tanto por sua beleza como por sua imortalidade. A lenda da Fênix aparece em uma variedade de mitologias antigas, incluindo a grega, egípcia e indiana. É geralmente representado como uma águia ou outra ave de rapina, mas também pode se assemelham a uma garça em sua delicada majestade. Na maioria das mitologias, a Fênix é associado com o nascer do sol e tem uma estreita relação com o deus-sol Rá. Outra característica da Fênix é que apenas uma pode existir em um momento. Quando se sente que sua vida está chegando ao fim - uma vez a cada mil anos - a Fênix constrói ela mesma uma pira funerária feito de canela ou outros materiais aromáticos e permite-se ser consumida pelas chamas. Então, como a Fênix antigo é reduzida a cinzas, uma nova nasce destas cinzas para começar a sua vida na Terra.



9
Centauros
Centaur


Originários de contos míticos da Grécia antiga, a lenda do centauro há muito tem fascinado a humanidade. Sendo parte homem e parte cavalo, o centauro é preso entre dois mundos: o do animal selvagem e a do ser humano civilizado. Não foram só descrito os centauros como parte animal, eles também são descritos como um dos tipos de guerreiros arruaceiros propensos a beber com vontade e cometer outros excessos primarios, que muitas vezes os colocou em conflito com seu primo mais culto, o homem. Uma exceção é o grande e sábio Quíron, um centauro que também era um curador talentoso e intelectual respeitado.


8
Sereias
Mermaids


Desde os tempos antigos, os marinheiros que atravessam os oceanos do mundo relataram ter visto sereias, belas donzelas peixe com cabeleira longa e incríveis poderes de sedução. Estas criaturas são descritas como irresistivelmente atraentes, com o torso e cabeça de uma mulher jovem e parte inferior do corpo de um peixe. As primeiras histórias sobre sereias datam de pelo menos 3.000 anos, e relatórios ainda eram comuns até a descoberta do Novo Mundo pelos europeus. Tais contos, por vezes, descrevem sereias como ajudantes prestativas, salvando marinheiros que tiveram a infelicidade de cair ao mar. Outros transmitem uma intenção mais ameaçador por parte das damas-peixes, como o seu gosto por fazer navios baterem em costas rochosas. Outros ainda descrevem estas belas nadadoras com barbatanas como bestas assassinas que seduzem os homens com belas canções e, em seguida, os matam sem piedade, para o seu simples prazer.


7
Leviatã
Leviathan


Chegando em 7 º na nossa contagem regressiva está o monstro bíblico Leviatã, uma criatura marinha gigante com olhos brilhantes e um péssimo hábito de esmagar navios e devorar seres humanos caidos no mar. Com o seu enorme corpo e pele escamosa, Leviatã é normalmente referido como um peixe gigante monstruoso, mas também é comumente descrito como uma serpente, crocodilo ou mamífero marinho. Ele é mencionado várias vezes no Antigo Testamento, mas às vezes não fica claro se esta criatura foi criada por Deus ou por Satanás. De acordo com alguns textos antigos religiosos, Deus pode ter criado originalmente um Leviatã masculino e feminino, mas destruiu a fêmea, a fim de proteger o mundo da possibilidade de uma multidão de monstros ranzinzas perambulando pelos mares.


6
Dragões
Dragons


 A Mitologia draconiana estende-se para trás através dos tempos, pelo menos, 4.000 anos. Eles são comumente descritos como grandes répteis voadores que cospem fogo ou disparam veneno mortal  a partir de suas narinas. Contos destas bestas gigantes datam para o início da existência humana. Eles também inspiraram muitos jovens guerreiros a pegarem em armas, corajosamente tentando impedir um malévolo dragão de consumir uma bela donzela. Por outro lado, algumas culturas, na verdade reverenciam o dragão para ser gentil e sábio. Na China, os dragões são um símbolo de coragem e heroísmo e são vistos como protetores da comunidade.


5
Pegasus
Pegasus



 Este animal mítico é o filho de Poseidon, deus do mar, e o monstro Medusa. Ele é retratado como um lindo cavalo alado, às vezes branco, às vezes branco com asas de ouro e às vezes todo de ouro. Há um par de versões do nascimento de Pegasus na mitologia grega. Em uma delas, ele pulou do pescoço de Medusa quando o herói Perseu decapitou-a. Em outro, Pegasus nasceu das gotas de sangue que foram derramadas da Medusa após sua morte. A imagem de Pegasus tem sido uma favorita dos artistas ao longo de séculos; seu semblânte inspirou inúmeras pinturas e esculturas. Há também uma constelação de Pegasus, um presente de Zeus após sua morte.


4
Sirenes
Sirens


Na mitologia grega, as Sirenes foram três perigosas mulheres-aves, retratadas como sedutoras que atraiam  marinheiros próximos com suas músicas e vozes encantadoras para naufragarem na costa rochosa da sua ilha.

Quando as Sirenas receberam um parentesco, eram consideradas as filhas do deus do rio Achelous, pai sobre Terpsichore, Melpômene, Sterope, ou Chthon. Apesar delas atraírem marinheiros, para os gregos as sereias em seu "prado estrelado com flores" não eram divindades do mar. Escritores romanos ligaram as Sirenes mais próximas do mar, como filhas de Phorcys.
Seu número é variavelmente relatados como entre dois e cinco. Na Odisséia, de Homero não diz nada da sua origem ou nomes, mas dá o número das Sereias como dois.


3
Hidra
Hydra


Hidra é o monstro serpente de várias cabeças com o sangue venenoso e a respiração tão ruim que poderia matar um homem. Há numerosas referências a Hidra na literatura grega e na poesia, mas uma Hidra em especial é a mais conhecida por ter sido morto pelo herói Hércules. Ele era conhecido como a "Hidra de Lerna", porque ele vivia nos pântanos da região de Lerna da Grécia. Como diz a lenda, era impossível vencer uma batalha com a Hidra, porque cortar uma de suas cabeças significa que mais duas iria crescer de volta em seu lugar. Então o herói Hércules chegou e descobriu uma estratégia para vencer uma luta com Hidra. Depois de decepar uma das cabeças dos animais, ele rapidamente queimou o toco para para que uma nova não pudesse se regenerar.


2
Esfinge
Sphinx


Numero 2 nessa contagem regressiva, a Esfinge tem o corpo de um leão e a cabeça de um ser humano, às vezes do sexo masculino, às vezes feminina. A lenda da esfinge tem origem na mitologia egípcia antiga que remonta cerca de 4.000 anos. Freqüentemente associada com a tutela (guarda/proteção), esta criatura é freqüentemente colocado arquitetonicamente na entrada de um edifício ou uma cidade. A esfinge mais antiga e mais famosa é provavelmente a Grande Esfinge de Gizé, que está situado ao longo da margem oeste do rio Nilo, perto da cidade de Cairo, no Egito, como um guardião dos túmulos antigos. Um dos mais intelectuais de todas as criaturas míticas, a esfinge é conhecida pela sua paixão por enigmas. Segundo a lenda, qualquer um que não foi capaz de resolver o enigma da esfinge, não foram apenas proibidos de passar - eles foram imediatamente devorados.


1
Unicórnios
Unicorns


Unicórnios são criaturas magníficas e nobres que têm encantado jovens e idosos em todo o mundo e através dos tempos. Eles são um símbolo de pureza e bondade e a personificação da liberdade indomável por isso fica na minha primeira posição. Muitas culturas em todo o mundo têm sua própria versão do mito do unicórnio, mas a maioria descreve eles como cavalos brancos com um longo chifre que se estende desde a testa. O chifre é geralmente em espiral, que faz a luz dançar por todo o corpo do animal, enquanto o sol brilha sobre ele.

Unicórnios são frequentemente associados com arco-íris e donzelas. Segundo a lenda, unicórnios só podem ser capturado por donzelas sozinhas na floresta. Diferentemente da maioria dos animais míticos, que parecem ser baseados nos mais profundos medos da humanidade, a maioria dos contos sobre unicórnios transmitem um animal que é muito gentil e bom. O conhecimento sobre os Unicórnios remontam milhares de anos, e ocasionais "avistamentos" ainda estão sendo divulgados hoje.


Conhece mais algum animal mítico que acha que deveria estar nessa lista? Então fala aew um pouco sobre ela pra gente conhecer também. Vlw!!!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial